Wednesday, June 01, 2005

 

HPV Que Bicho É Esse?

HPV, QUE BICHO É ESSE?
HPV é uma sigla em ­inglês: Human Pa­pillomavirus que em por­tu­guês é Papilomavírus Humano. É um vírus que está sub­di­vi­di­do em mais de 100 tipos dife­ren­tes. Cada tipo rece­be um núme­ro, por exem­plo: 6, 11, 16, 18...
É rela­ta­do na ciên­cia médi­ca que ­alguns tipos são mais agres­si­vos (onco­gê­ni­cos) do que ­outros. É cita­do, ainda, que cada tipo pode cau­sar dife­ren­tes mani­fes­ta­ções clí­ni­cas. Assim, sabe­mos que os tipos 6 e 11 são mais cau­sa­do­res de con­di­lo­ma acu­mi­na­do ou ver­ru­gas geni­tais, popu­lar­men­te conhe­ci­das como “cris­ta de galo”. É típi­ca doen­ça benig­na.
Já os tipos 16 e 18 estão inti­ma­men­te liga­dos a ­lesões neo­plá­si­cas, com pos­sí­vel evo­lu­ção malig­na (cân­cer) nos geni­tais.
Embora seja muito fala­do que os HPV de alto risco (16, 18...) pos­sam cau­sar cân­cer no colo do útero e até no ânus, essa evo­lu­ção não ocor­re em todos os casos. Na ver­da­de, mesmo que se ins­ta­le uma lesão pré-malig­na tipo neo­pla­sia intrae­pi­te­lial, a pos­si­bi­li­da­de de regres­são da lesão é maior do que 50%. Todavia, ainda não é pos­sí­vel saber se uma alte­ra­ção vai ter cura espon­tâ­nea ou evo­luir para um cân­cer. A deter­mi­na­ção de um mar­ca­dor de evo­lu­ção será de valia ines­ti­má­vel, quan­do puder ser ampla­men­te usado em saúde públi­ca.
Sabemos, porém, que fuman­tes e por­ta­do­ras de ­outras infec­ções con­jun­tas no colo do útero, como her­pes e cla­mí­dia, ou por­ta­do­ras do HIV, estão mais sus­ce­tí­veis a evo­luir para casos seve­ros. É rela­ta­do, ainda, que pre­dis­po­si­ções indi­vi­duais, gené­ti­cas, para malig­ni­da­de, podem ace­le­rar tais pro­ces­sos. No entan­to, ainda não é pos­sí­vel detec­tar essas últi­mas alte­ra­ções, com os recur­sos cien­tí­fi­cos dis­po­ní­veis.
Trabalhando com a medi­ci­na por evi­dên­cia cien­tí­fi­ca, atual­men­te já se pode afir­mar que estu­dos gené­ti­cos com HPV demons­tra­ram que essas infec­ções pode­rão ­seguir três cur­sos:
– Apresentar-se como infec­ções tran­si­tó­rias, em cerca de 50% dos casos, com com­ple­ta eli­mi­na­ção do vírus, caso o orga­nis­mo este­ja imu­no­lo­gi­ca­men­te com­pe­ten­te.
– Determinar o apa­re­ci­men­to de ­lesões que, por sua vez, podem regre­dir espon­ta­nea­men­te em 30% a 50% dos casos.
– Evoluir para ­lesões que, mesmo após tra­ta­men­to, não con­du­zam à eli­mi­na­ção viral, esta­be­le­cen­do infec­ções per­sis­ten­tes, resis­ten­tes aos tra­ta­men­tos con­ven­cio­nais, as con­si­de­ra­das de alto risco para desen­vol­vi­men­to de cân­cer.
O HPV é um vírus muito dis­se­mi­na­do no mundo e, embo­ra seja pro­cla­ma­do como um vírus fre­qüen­te no ser huma­no, sua evo­lu­ção para cau­sar cân­cer é epi­só­dio raro. Todavia, como o número de pessoas infectadas pelo HPV, em todo o mundo, pode ser muito grande a transformação maligna pode ser um problema de saúde pública.
Existem bons estu­dos docu­men­tan­do que uma NIC – Neoplasia Intraepitelial Cervical (colo do útero) de grau leve, tem regres­são apro­xi­ma­da de 57% e tem pro­gres­são para cân­cer inva­si­vo em 1%. A de grau mode­ra­do, regri­de em 43% e pro­gri­de em 5%. Mesmo a de grau seve­ro ou acen­tua­do, que é con­si­de­ra­da um car­ci­no­ma in situ (não-inva­si­vo), pode regre­dir.
Em todos os está­gios de NIC há pos­si­bi­li­da­de de tra­ta­men­to efi­caz, e até sim­ples, evi­tan­do evo­luir para doen­ça inva­si­va.
Outro dado impor­tan­te é que nem tudo o que pare­ce é com cer­te­za.
Existem situa­ções em que um exame, prin­ci­pal­men­te o Papanicolaou (pre­ven­ti­vo), suge­re HPV; porém, na ver­da­de, não é HPV.
Por outro lado, há casos em que há HPV, mas ele está ali de pas­sa­gem, sem sig­ni­fi­car alte­ra­ções impor­tan­tes.
É impe­ra­ti­vo não se apa­vo­rar fren­te a um exame que mos­tre ser com­pa­tí­vel com HPV.
Acusar ­alguém de ter trans­mi­ti­do o HPV pode ser muito grave e até injus­to. Até por­que, o perío­do de incu­ba­ção do HPV pode ser inde­ter­mi­na­do. Alguns citam três meses, ­outros rela­tam anos. Ainda não está claro todo esse pro­ces­so. É pos­sí­vel, porém, que cada par­cei­ro ­sexual tenha adqui­ri­do o seu HPV de uma ter­cei­ra ou quar­ta pes­soa; se a sin­to­ma­to­lo­gia ocor­rer em ambos ao mesmo tempo, cria a pos­si­bi­li­da­de de acu­sa­ções ­mútuas.
De manei­ra geral, a infec­ção pelo HPV é conhe­ci­da como de trans­mis­são ­sexual; toda­via, encon­tram-se casos onde a difi­cul­da­de em esta­be­le­cer a forma de trans­mis­são é absur­da­men­te gran­de. A ques­tão torna-se mais com­pli­ca­da ainda quan­do ape­nas um dos par­cei­ros ­sexuais apre­sen­ta cli­ni­ca­men­te a doen­ça. A per­gun­ta: ‘Como e de quem ­peguei isso, dou­tor?’ É inva­ria­vel­men­te por mim res­pon­di­da: ‘Se eu pudes­se garan­tir, ganha­ria o Prêmio Nobel’.
Na expe­riên­cia de mui­tos pro­fis­sio­nais ocor­rem dúvi­das, tanto dos pacien­tes, como dos médi­cos e dos labo­ra­tó­rios, por­que o ser huma­no não é uma equa­ção mate­má­ti­ca única. Cada orga­nis­mo tem seu poten­cial para enfren­tar cada pro­ble­ma.
Uma con­du­ta sen­sa­ta, à luz do que sabe­mos hoje, 2005, pode ser: não super­va­lo­ri­zar uma hipó­te­se, achan­do que estar com HPV é sinô­ni­mo de que vai ter cân­cer; não acu­sar ­alguém de ter trans­mi­ti­do o pro­ble­ma; nem tam­pou­co negli­gen­ciar e achar que ele vai desa­pa­re­cer sozi­nho.
HPV é vírus que só aco­me­te o ser huma­no, poden­do real­men­te regre­dir e desa­pa­re­cer do orga­nis­mo. Com os conhe­ci­men­tos ­atuais, não é ver­da­de dizer que uma vez com HPV sem­pre com HPV.
Todavia, as pes­qui­sas já docu­men­ta­ram a sua par­ti­ci­pa­cão, prin­ci­pal­men­te, no desen­vol­vi­men­to do cân­cer do colo ute­ri­no. Porém, a afir­ma­ti­va seca de que HPV causa cân­cer, para mim, soa igual a dizer que árabe mul­çu­ma­no é ter­ro­ris­ta. Se, num avião, vai seqües­trá-lo e jogá-lo num arra­nha-céu. Tentar pro­mo­ver edu­ca­ção com medo pode não ser uma boa estra­té­gia. No geral, o medo passa.
Um pro­fis­sio­nal que não cause temor, que não indu­za a acu­sa­ções, que não peça um monte de exa­mes des­ne­ces­sá­rios, que não mande o par­cei­ro ­sexual fazer exa­mes sem antes ter a cer­te­za de que real­men­te a doen­ça exis­te, será deci­si­vo na con­du­ção sere­na e segu­ra dos casos.
Uma pes­soa bem escla­re­ci­da, com algu­ma capa­ci­da­de crí­ti­ca e com bom senso, será capaz de iden­ti­fi­car cada peça desse cená­rio.
Finalizando, desejo comentar fatos bem recentes: a vacina para HPV.
Fo­ram pu­bli­ca­dos, abril deste ano, re­sul­ta­dos de va­ci­na com for­mu­la­ção de par­tí­cu­las não-in­fec­tan­tes de qua­tro ti­pos de HPV li­ga­dos às le­sões ve­ge­tan­tes e ver­ru­co­sas – con­di­lo­ma acu­mi­na­do (6 e 11) e le­sões epi­te­liais do co­lo ute­ri­no de pos­sí­veis evo­lu­ções pa­ra cân­cer (16 e 18) em que a re­du­ção da in­ci­dên­cia com­bi­na­da des­sas al­te­ra­ções te­ve su­ces­so de 90 por cento.
Cir­cu­la no meio cien­tí­fi­co que, em um ou dois anos, se­rá pos­sí­vel ter uma va­ci­na qua­dri­va­len­te (en­vol­ven­do os qua­tro prin­ci­pais ti­pos de HPV – 6, 11, 16 e 18) pa­ra uso nas po­pu­la­ções bra­si­lei­ra e mundial. Is­to por­que os es­tu­dos es­tão sen­do fei­tos no Bra­sil e vá­rios ou­tros países.
Ca­be des­ta­car que quem mais es­pe­ra ser be­ne­fi­cia­do por uma va­ci­na des­se ti­po são as pes­soas se­xual­men­te ati­vas que não es­tão in­fec­ta­das com o HPV e pes­soas ain­da sem ati­vi­da­de se­xual ou no iní­cio da vi­da sexual. Pois, as­sim, será pos­sí­vel de­sen­ca­dear pro­te­ção pa­ra uma fu­tu­ra infecção.
Manter-se bem informado e exercer toda a sexualidade com responsabilidade sempre será uma conduta adequada.


Mauro Romero Leal Passos
Professor Adjunto Doutor Chefe do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ. www.hpvquebichoeeesse.com.br - www.uff.br/dst

Comments:
This comment has been removed by a blog administrator.
 
Mauro Romero said...
Caro (a) Adolescente,
Essas glândulas localizadas no sulco baloprepucial (ao redor da cabeça do pênis - glande) são estruturas anatômicas normais. Para um médico com moderada experiência fazer a diferença entre lesão por HPV e tais glândulas é bem fácil.
Todavia, as vezes, essas papilas ficam bem hipertrofiadas ou entre elas podem surgir lesões de condiloma acuminado que podem confundir.
O melhor é, em caso de dúvida, procurar um médico com experiência em casos de DST/HPV para uma avaliação mais cuidadosa.
É importante saber que nem toda "bolinha" no pênis é HPV ou uma DST.
Grato pelo interesse.
Aceite um abraço de,
Mauro Romero
 
Oi Dr! Desde já agradeço por suas informações que ajudam tantas pessoas desesperadas que procuram saber da doença que possuem. Mas há muita divergência entre sites sobre a cura ou não do HPV, uns afirmam não ter cura, outros que o sistema imunológico pode combater totalmente o vírus. Qual é a verdade? E se houver cura, é comum?
 
olá doutor
eu ouvi dizer que agora existe uma pomada para o HPV, é verdade ? eu tenho HPV, recomendaria seu uso ?
grata, adorei o blog, muito esclarecedor e úitil
 
This comment has been removed by the author.
 
OII doctor...gostei mt da sua materia...eu contrai o HPV..e tenho enloquecido a cada vez q entro em sites para pesquisar sobre esse assunto...n dar pra saber em o q acreditar...confesso ter fikdo mais leve depois de ler as coisas das quais o Sr. escreveu...mais ainda tenho mts duvidas...gostaria de q o sr. pudesse entrar em contato cmg...

meu e-mail é paty_tortuguita@hotmail.com
 
Olá Doutor! Após ler tantas coisas sobre HPV, achei este blog. Estou bastante confusa e quase desacreditada já. Há 4 meses descobri que tenho HPV. entrei em desespero desde o primeiro dia, principalmente quando sofri discriminação do meu noivo. Já fiz 3 cauterizações, e de nada adiantou, as verrugas continuam voltando. Agora, consultando um outro médico que também é doutor em ginecologia, ele me recomendou o ALDARA. Estou no começo do tratamento, mas até agora não observei resultado algum. Confesso que estou entrando em desespero novamente, não sei mais o que fazer. Como e faço tudo que me falam para melhorar minha imunidade, mas esperanças estão acabando. Sinceramente, talvez esta seja a única ajuda que me resta, preciso da sua opinião sincera em relação ao tema.
Desde já, muito grata.
 
Olá dr. tudo bem??
Gostaria de saber qual seu e-mail, para que eu possa entrar em contato com o sr.
meu e-mail é horacio_medeiros@yahoo.com.br

Muito Obrigado!!!!
Seu blog muito interessante....
 
oi dr. tenho hpv e gostaria de saber se tem alguma pomada que possa estar uando no tratamendo dos comdilomas em casa.grata
 
Muito obrigada pelos esclarecimentos. Sou grata.
 
Olá Dr., Gostaria de saber se a vacina contra HPV faria mal a alguém já infectado. zxmika@yahoo.com.br
 
Boa noite. Gostaria de saber se o tratamento com ácido pode ser feito em casa, pelo própria paciente ou só o ginecologista poderá aplicá-lo? As clínicas e hospitais dispoe deste ácido ou é o paciente que tem que comprá-lo? Obrigada.
 
Olá Doutor!
Ja li muitas coisas sobre HPV e me sinto confusa e com medo.
Há mais de 5 meses descobri que tenho HPV, por possuir feridinhas no cólo do útero, fui na ginecologista e fiz um tratamento na esperança de que elas regredissem e eu me curasse, estou até pensando em cauterizar, mas não sei se adiantará. Tenho medo de ter cancer e o pus que eventualmente sai das feridinhas me encomodam mto. Também sofro discriminação do meu namorado. O que que eu faço? existe algum remédio que possa me ajudar? Devo fazer a cauterização? Existe algum remédio pro meu namorado?
Me ajude Doutor, por favor, estou prestes a terminar com meu namorado por ele achar que passei um vírus sem cura para ele.
Desde já agradeço mto se retornar minhás dúvidas.
Obrigada Doutor
 
This comment has been removed by the author.
 
This comment has been removed by the author.
 
Oi,tenho 16 anos e eu acho que tenho hpv por que tenho tdos os sintomas, mas não intendo como posso ter contraido a doença, se eu só tive relação uma vez sendo que eu estava protegida..
existe outra maneira de ter pego?, a não ser com uma relação sexual?! desde já obrigado!
 
olá, doctor.
descobrei a menos de um mes que tenho o hpv no coo do utero (nic 1.
volteii agora pouca da minha consuta ao ginicologista. ela simplismente disse que nao precisaria fazer tratamente algum, que so era fazer prevençao de 6 meses em 6 meses pra ver se regredia.pois o meu caso é o menos grave. mas como venho me informando bastante sobre este assunto achei, estranho. o que o sr. acha??? alem disso ela disse que o virs do hpv nao tem cura. que conviverem com ele pra sempre.
 
OLA GOSTARIA DE SABER SE O HPV SE PEGA APENAS POR SEXO.OU TEM OUTRA FORMA ? POIS SOU CASADA A MAIS DE 12 ANOS ,CONFIO EM MEU MARIDO D+++,E EU SEMPRE FUI FIEL A ELE COMO POSSO TER HPV (NCI1).POR FAVOR ME AJUDE FAZ 2 SEMANAS QUE DESCOBRI ISSO.E JA EMAGRECI 3 QUILOS .TO QUASE ENTRANDO EM DEPRESSAO,NAO CONSIGO MAIS ME CONCENTRAR NO TRABALHO E MUITO MENOS NA FACULDADE....ME AJUDE...
 
Iza...
Como faço para me comunicar com você?

Andreia Nunes
 
acho que o mais importante sempre é largar todos os vicios malignos de vez, e isso inclui STRESS e alimentos de origem animal!!
TEm que parar gente!! de preferencia largar trabalho, malhar bastante, se cuidar, se amar, saber que tudo vai dar certo, como em qualquer outro problema, e apreciar a enorme maturidade que isso traz. nao se culpar nem se desesperar nunca! Mto amor para todos beijosssssss
 
Olá!
Dr. já tive o hpv, nic2. fiz uma conização no colo uterino.
é verdade que uma vez com o hpv sempre há a chance do mesmo voltar, ou só torna a voltar através de uma nova contaminação?
Por favor esclareça essa minha duvida.
 
Olá doutor quero lhe PARABENIZAR pelo documentário, pois tb tenho o vírus hpv nic1 e com certeza hj estou bem mais traquila em relação ao vírus pq hj temos meio de pesquisa para tirarmos dúvidas sobre o assunto... Com certeza com o seu Blogger vc ajudou e acalmou várias mulheres em relação á esse vírus que tanto nos assusta, doutor ainda não comecei a fazer o tratamento pq estou aguardando o exame colposcopia, mas a minha médica me passou a vitamina ácido fólico e uma pomada que usei por sete dias e ela me disse que o meu sistema humunológico combateria o vírus... Ela me disse que isso não é nada grave,mas queria que o senhor me tiraria uma dúvida em relação ao meu parceiro o q ele deve fazer? tem alguma medicação que ele deve utilizar? Desde já agradeço e mais uma vez PARABÉNS e aguardo respostas...Abraços
 
Ola doutor acabei de descobrir que tenho HPV(condiloma acuminado) e sinceramente eu ainda nao consegui entender de onde peguei sexo sempre foi feito com camisinha.
Gostaria que pelo amor de Deus o senhor me ajudasse.Ainda nao fui a minha medica com os resultados.
Porem queria e preciso saber.Vou levar isso cmg pra sempre???
Nunka mais serei totalmente saudavel?Se eu transar com alguem sem camisinha ela vai pegar HPV de mim???E que nem Aids?Num tem cura???
Por favor me ajude
 
This comment has been removed by the author.
 
uma mlher gravida co o HPV prejudica a criança?
 
uma mlher gravida co o HPV prejudica a criança?
 
Doutor boa tarde.
Um amigo meu transou sem preservativo com uma moça que teve HPV há algum tempo. Ela já se tratou, não possui nenhum sintoma. Ele pode ter se contaminado?
Quanto tempo ele deve esperar para fazer exames? Ele corre o risco de contaminar sua namorada?
Ele está em parafuso, pois está com medo de ter se contaminado...o que deve fazer para ficar tranquilo e não repassar o vírus?
Obrigada.
 
Caro Dr.

Há algum tempo percebi algumas verruras no meu pênis. Meu urologista disse que era HPV e eu fiz um tratamento com bons resultados usando podofilotoxina.

Depois disso percebi que as verrugas se manifestaram no saco escrotal, em toda região até o ânus e agora percebo que estão surgindo no reto.

Pelo que li na internet, preciso avaliar com urgência isso pois poderia causar câncer no reto.

Gostaria de saber se o senhor atende nessa especialidade ou poderia me indicar algum médico de sua confiança para me ajudar.

Moro no Rio de Janeiro.

Meu email é thiagosantos_bsb@hotmail.com
Obrigado.

Thiago.
 
Dr. Mauro, boa tarde!

Eu estou com HPV e tenho justamente o tipo 16,18... estou com uma ferida no colo do útero e gostaria de saber quanto tempo leva para "possivelmente" essa lesão evoluir para algo mais grave, já marquei a cauterização para dia 01/07, mas como não sei qto tempo estou com essa ferida, preciso saber se posso correr o risco de esperar mais 20 dias para isso.

meu e-mail jemayumi@yahoo.com.br

Por favor aguardo sua resposta!!

Obrigada!!
 
Ola Dr.

Gostaria de saber se a NIC I ocorre apenas no caso de infecção por HPV?

Se a biopsia do tecido uterino é suficiente para confirmar HPV?


Se as lesões causadas no utero (subclinicas) são menos virulentas?

Uma vez tratada as lesões (no utero), e na ausencia de lesoes aparente ainda ocorre transmissão do virus? ou apenas na presença d lesoes?
 
This comment has been removed by the author.
 
Olá doutor, tenho uma filha adolescente que tem HPV e estamos fazendo o tratamento, ela começou a vida sexual com 14 anos e hoje esta com 16, descobrimos ano passado e gostaria de saber se ela terá vida comum ou ficará com isso a vida toda? Filhos, poderá ter um dia? transar sem camisinha, fará com que o parceiro tb tenha o HPV? Obrigada!
 
oi doutor gostaria de saber se da consulta e onde e seu consultorio?
 
tenho 19 anos a uns 2 anos atras eu descobri que estava com o virus do hpv que peguei do meu namorado,então na ultima consulta que eu tive ja faz mais de um ano pq o medico me desencorajou dizendo não haver cura ai eu deixei para lá já que eu só tenho relação com o meu namorado eu tenho e ele tbm, então achei que não fizesse diferença ..
agora estou vendo coisas dizendo se tem cura .. Quero saber se realmente tem mesmo ou não,não apresento mais as verrugas mas tenho medo de estar encubado.oQ VCS ve aconselham fazer ´por favor me mandem noticias estou desesperada.

E ouyra pergunta a uns meses atras eu ando apresentando uns pelos encravamos em partes do meu corpo quero saber se isso tem ou não a haver com o virsus já que esse virus é transmitido pelo sangue e a relação sexual..

Aguardo respostas anciosamente
 
This comment has been removed by the author.
 
Meu nome é Maria, sou irmão do Matheus.
Doutor, tem 4 dias que descobri que estou com HPV, fiz o meu preventivo e acusou! Estou aflita, agustiada, porque perdi a minha virgindade e começei a ter muita candidiase fiz o meu terceiro preventivo (faço de 6 em 6 meses) e deu HPV.Sendo que so tive relaçao sexual com um homem, meu atual namorado.Ele foi no urologista, fez penioscopia, e nao deu nada, estamos esperando o de sangue! Fiz hoje a cauterização, a minha medica ate me emprestou o livro com o mesmo tema do blog, fenomenal.Mas o meu conforto nao chega!Como tenho HPV, posso ter cancer de colo de utero, e ANAL, tambem? ou só se eu tive relação anal?Desde ja muito obrigada!
 
Professor Mauro,
Sou médico e assisti, recentemente, sua conferência num evento realizado em Juiz de Fora. Gostaria de manifestar o impacto que sua apresentação me proporcionou e considero a sua uma das melhores palestras que já assisti (não foram poucas. Parabens pelo trabalho e aproveito para solicitar sua autorização para colocar um link deste blog no meu site em construção (www.saudedohomem.webnode.com.br)
 
Boa Noite Doutor, meu nome é Paulo toda vez que eu faço a virilia, enche de carocinhos e fica bem irritado, estou suspeitando de HPV mas nao tem nenhum n região do Pênis, estou muito preocupado.
O Senhor pode me ajudar?

Paulo Laborda
bonogold@gmail.com
 
Ola Dr. ..A alguns meses estou com uma coceira incomoda na regiao vaginal que aparece e depois de uns dias some...e junto as vezes um corrimento branco e consistente e acido...A alguns dias apareceu uma coceira e um carocinho minusculo no penis do meu marido,o carocinho sumiu mas a coceira continuou....Quais as chances de ser uma hpv
 
Dr. Mauro,
Seu trabalho como pesquisador e professor, disposto a ensinar nas diversas áreas do conhecimento é realmente admirável.
Nós estudantes temos mesmo muito a agradecer por ter figuras como o senhor para admirar na medicina.
Obrigado,
Washington Carvalho
(washington.lvc@hotmail.com)
 
doutor contrai o virus HPV, quando descobrir fiquei desesperada. Mas li em relação ao assunto e fiquei mais aliviada.
 
oi Dr. descobrir hoje que tenho HPV NAO SEI COMO MAIS SOU SEI QUE TOU COMECEI MEU TRATAMENTO HOJE. E MUITO GRAVE ISSO NAO SEI O FAZER TO DIZISPERADA MEU DEUS .SE EU TRATAR DESSA DOENÇA POSSO TER BONS RESUTADOS. VOU FICAR COM ISSO PRA SEMPRE.DR.VC PODE ME RESPONDER MEU IMAIL.barbi_fire@hotmail.com o senhor pode me responder por farvo,
 
oi Dr. descobrir hoje que tenho HPV NAO SEI COMO MAIS SOU SEI QUE TOU COMECEI MEU TRATAMENTO HOJE. E MUITO GRAVE ISSO NAO SEI O FAZER TO DIZISPERADA MEU DEUS .SE EU TRATAR DESSA DOENÇA POSSO TER BONS RESUTADOS. VOU FICAR COM ISSO PRA SEMPRE.DR.VC PODE ME RESPONDER MEU IMAIL.barbi_fire@hotmail.com o senhor pode me responder por farvo,
 
Olá Doutor.estou com HPV.
gostaria muito de tirar umas duvidas em relação ao HPV. Sera se teria como me passar um email para q eu possa entrar em contato com o senhor?? Aguardo resposta no karlami_fisio@hotmail.com.
Agradeco.
 
Olá Doutor.estou com HPV.
gostaria muito de tirar umas duvidas em relação ao HPV. Sera se teria como me passar um email para q eu possa entrar em contato com o senhor?? Aguardo resposta no karlami_fisio@hotmail.com.
Agradeco.
 
When I was first diagnosed it felt like my womanhood was snatched from me. I felt trapped, alone, embarrassed and ashamed.
My boyfriend had given it to me and just said it didn’t matter because we were not going to break up. But I hated him, not only for that but I genuinely did not love him. However he was offering a small hope at normalcy and a judge free relationship. I was trapped. When he and I ended I was very freighted that I would sink into a depression. I meditated and tried to remind myself that the condition did not define me and life moved on. But it felt like something precious and beautiful was tainted. I came across hpv singles dating to prove to myself that there was still life and love out there. I never imagined I would meet someone. A gentleman who has been kind, sweet and patient. With him I have felt beautiful, sexy, and empowered again.

 

Eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Oba que me curado de Herpes, quando eu fiz o teste e eu foi confirmado positivo, eu estava tão confuso porque meu filho é muito jovem e eu preciso estar lá para ele, então eu tentei todos os meios para me certificar de que vai estar lá para ele, vi um blog onde Dr. Oba curado Herpes, entrei em contato com ele através de seu e-mail e expliquei meus problemas com ele, e ele me assegurou de cura, ele fez o que tem vindo a fazer para outras pessoas e depois de tomar seu remédio Herbal eu estava cured.Dr.Oba também me pediu para ir para o check-up e eu estava negativo novo ... Eu estou tão feliz por que o Dr. Oba fez por mim, em contato com ele via e-mail no dr.obaherbalhome@hotmail.com ou dr.obaherbalhome1@gmail.com eu sei que ele pode ajudá-lo. Você pode me alcançar em ellenpeters161@gmail.com Call / WhatsApp ele no 2348151943640 ou entre em contato com ele através de drobaherbs.webs.com
 
Eu estou dando um testemunho sobre o Dr. Azuka que me curado de Herpes, quando eu fiz o teste e eu foi confirmado positivo, eu estava tão confuso porque meu filho é muito jovem e eu preciso estar lá para ele, então eu tentei todos os meios para me certificar de que vai estar lá para ele, vi um blog onde Dr. Azuka curado Herpes, entrei em contato com ele através de seu e-mail e expliquei meus problemas com ele, e ele me assegurou de cura, ele fez o que tem vindo a fazer para outras pessoas e depois de tomar seu remédio Herbal eu estava cured.Dr.Oba também me pediu para ir para o check-up e eu estava negativo novo ... Eu estou tão feliz por que o Dr. Azuka fez por mim, em contato com ele via e-mail no dr.azukasolutionhome@gmail.com Call / WhatsApp ele no 2348132777335
 
I'm Dr William am one of the Powerful dr who offer.Herbal Medicine that can cure HIV/AIDS 1 cancer
2 stroke,
3 HIV
4 herpes
5 ulcer
6 Hepatitis disease also
,Herpes,Fertility spells for conceiving and getting pregnant.
Fertility spells help you to conceivealso help those that want too be a Nollywood or HOLLYWOOD actress. The spell to conceive powers
one's body after which one gets pregnant.Good fortune spells Improve spell casters who offer both
African Spells & White witchcraft spells as well as spell removal:
Guaranteed binding spells for love and love spells African love spells
and white witchcraft love spells improve, tighten and protect
relationships or marriages for as long as both partners live.These
love spells bring back your lost lover,make your partner faithful and
stable.Powerful money spells and good luck spells Protect your
business and attract more customers or clients. Good luck spells make
your goals come to reality Good luck spells improve school performance
hence more chances of passing exams leading to passing and
success
work promotion and salary increase.Contact whatsapp (+2348106514884)(Email)
greatclintondave036@gmail.com
 
Oi Bom dia todos. Meu nome é Luana Salvador, sou natural de Braga em portugal, sou uma equipe do Minho. Eu sofreu de verrugas genitais (HPV) por mais de 4 anos agora e, de repente, eu gastei muito dinheiro para garantir que eu fique saudável, mas felizmente, 2 meses atrás, 3 de fevereiro de 2017 para ser preciso, entrei Contato com um curandeiro de ervas on-line que tem ajudado muitas pessoas ao redor do mundo e curando doenças que parecem incuráveis, seu nome é Dr_water. Em primeiro lugar, pensei que era uma piada até eu contactar a Dr_water através deste e-mail DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e ele disse que pode me curar. Ele solicitou meus detalhes e o dinheiro para o tratamento. Depois de uma semana, ele me enviou algum medicamento em portugal e me deu prescrições para usar o medicamento. E, de verdade, comecei a recuperar a saúde logo que comecei a usar o remédio, notei que as verrugas começam a secar e desaparecer gradualmente. Eu terminei o tratamento no mês passado, então eu fui ao meu hospital e meu médico confirmou que eu estava curado do HPV, todo o teste médico que realizava eram todos negativos, eu estava completamente curado. Estou muito feliz em compartilhar essa experiência porque ainda não consigo aguentar minha excitação.
Este é o seu número Whatsapp +2349050205019, e este é o seu email: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM. Ele também tem Medicamentos para curar HIV, Herpes, Diabetes, Hepatite B e C, Câncer, Asma e muito mais. Eu acredito que ele pode curar quase tipo de doença. Siga-me no twitter @ luanajulian1981 ou envie-me um e-mail se precisar da minha ajuda: luanajulian1981@gmail.com
 
Eu sou Sabrina de Dallas, Texas, nos EUA. Eu vi este artigo e será uma pena se eu não compartilhar minha experiência com outras pessoas. Eu era HIV positivo, e eu adoraria contar a todos como meu status mudou para negativo. O HIV já estava na minha família. Eu perdi dois pais para o HIV há alguns anos e foi muita dor, não consegui superá-lo. Como todos sabemos medicamente não há solução para o HIV, e a medicação anti-retroviral é muito cara. Felizmente, um amigo muito próximo que sabia o que estava passando, me contou sobre um médico de ervas africano, Dr. Apama. Ela disse que havia lido on-line para poder curar muitas doenças, incluindo o HIV. Ela me deu seu email: Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com. Eu gastei milhares de dólares em tantas drogas, então eu decidi experimentá-lo. Falei com ele e ele me assegurou que seu remédio me curaria. Coloquei um pedido para o seu remédio e foi entregue em mim aqui em Dallas. Eu estava em sua dosagem por 4 semanas, embora eu não acreditasse nisso, eu estava apenas tentando por frustração e depois da 4ª semana, eu fui para um novo teste. Você não acreditará que 5 médicos diferentes confirmaram que eu sou negativo. Era como um sonho, nunca acreditei que o HIV tivesse uma cura. Agora sou negativo, sou uma testemunha viva. Não sei como agradecer ao Dr. Apama. Eu só quero ajudar os outros de qualquer maneira que eu puder. Eu me juntei a muitos fóruns e postei esses testemunhos e muitas pessoas se beneficiaram da minha pequena ajuda. Recebi e-mails, um de um homem que me disse que também foi curado de herpes, outro de diabetes. Pelo que sei, ele poderia até curar o HPV, câncer, hepatite B, sífilis e ainda mais. Entre em contato com ele agora, este é seu e-mail: DRAPAMAHERBALHEALINGCENTRE@GMAIL.COM e esse é o número do whatsapp: +2349072570496
Se você também foi curado com sucesso por ele ou quer falar comigo, você pode me enviar um email em sabrinawashington1234@gmail.com
 
Eu sou muito grata ao Dr abaka por seu trabalho maravilhoso feito para mim, eu tenho sido diagnosticado de herpes por um longo tempo e isso afetou meu trabalho e eu quase perdi meu emprego porque eu deveria estar física e saudável para o trabalho sem qualquer doença, mas eu dormi com um estranho que mal conheço e fui afetado, eu procurei por todos os remédios que eu poderia, mas tudo foi uma decepção, até que eu encontrei com o grande Dr. abaka com quem eu discuti e ele prometeu me ajudar, e não muito tempo ele preparou um remédio poderoso para mim e quando eu usei por 3 semanas eu estava totalmente curado eu estou tão feliz de ser curado do Dr. abaka fitoterapia, você também pode ser curado basta entrar em contato com ele agora neste email: drabakaspelltemple@gmail.com
ou o seu número de telemóvel / que app: + 2349063230051 / drabakaspelltemple.wordpress.com
Ele também tem uma cura herbal para seguir as doenças, isso não é scam é 100% real
-AFTA
-ALS
INFECÇÃO RESPIRATÓRIA INFERIOR
-LOW COUNT SPERM
-STAPHYLOCOCCUS AUREUS
-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
-IMPOTÊNCIA
-PILHA
-HIPERTENSÃO
-LOW COUNT SPERM
-ASMA
-CÂNCER
-BARENESSE / INFERTILIDADE
-FIBROID
-ASMA
CÉLULA
-BARENESSE / INFERTILIDADE
-DIARRÉIA e assim por diante ...
 
Estou aqui para testemunhar sobre o que o Dr. James fez por mim. Eu tenho sofrido da doença (VÍRUS GENITAL HERPES) nos últimos 4 anos e tinha dores e coceira constantes, especialmente na minha parte privada. Durante o primeiro ano, tive fé em Deus que um dia seria curado. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e estou a fazer tratamento com o meu médico e nada está a funcionar, há algumas semanas encontrei um testemunho do Pedro, na internet testemunhando sobre um fitoterapeuta chamado Dr. James da África Ocidental, sobre como ele o curou de 7 anos HSV 2. E ele também deu o endereço de e-mail desse homem [drjamesherbalmix@gmail.com], aconselhando qualquer pessoa a contatá-lo para obter ajuda em qualquer tipo de doença que ele ajudasse, então mandei um email pra ele contando do meu (HSV 2) ele falou pra eu não me preocupar que eu vou ficar curada !! Bem, eu nunca duvidei dele. Tenho fé que ele também pode me curar ,, O Dr. James preparou e me enviou Óleo Curativo, Sabonete, raízes e ervas que tomei. Na primeira semana, comecei a sentir mudanças em mim, após quatro semanas de uso do seu Roots / Herbs, Oil and Soap, estava totalmente curada. não há mais coceira e dor em mim, como o Dr. James me assegurou. Depois de algum tempo, fui ao médico fazer outro exame. o resultado saiu negativo. Portanto, amigos, meu conselho é se você tem essa doença ou conhece alguém que a sofre ou qualquer outra doença como HPV, HBV, HIV / AIDS, ALS, HBP, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA, etc., você pode entrar em contato com o Dr. James herbal misturado em casa de bem-estar direto em seu [drjamesherbalmix@gamil.com] Ele é um bom homem
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?